100 anos de Ranchi

Foi em 1917, na pequena localidade de Dihika, em Bengala, na Índia, que Paramahansa Yogananda deu início a uma escola que somava os princípios da ciência da Yoga aos conteúdos tradicionais: “O ideal da educação correta sempre estivera em meu coração. Via claramente os áridos resultados da instrução comum, que visa apenas o desenvolvimento do corpo e do intelecto. Os valores morais e espirituais, sem cujo apreço nenhum homem pode encontrar a felicidade, ainda estavam ausentes do currículo formal”, narra Yogananda no capítulo “Fundação de uma Escola de Yoga em Ranchi” de sua Autobiografia.

No ano seguinte, com a ajuda de um marajá de Kasimbazar, ele adquiriu um terreno maior na cidade de Ranchi, a 300 km de Calcutá. Este edifício principal da nova escola foi intitulado Yogoda Satsanga Brahmacharya Vidyala e lá foram organizados programas para os cursos primário e secundário que incluíam matérias agrícolas, industriais, comerciais e acadêmicas. Adotando os ideais educativos dos sábios indianos (cujos ashrams na floresta eram os antigos centros de cultura, tanto secular quanto divina, para a juventude da Índia), a maior parte das aulas era dada ao ar livre.

Havia também meditação e Yogoda, um sistema original de desenvolvimento da saúde do corpo. Seus princípios foram descobertos por Yogananda em 1916: “compreendendo que o corpo humano é semelhante a uma bateria elétrica, raciocinei que ele poderia ser recarregado de energia por intervenção direta da vontade humana. Como nenhuma ação é possível sem o querer, o homem pode usar o motor inicial – a vontade – para renovar sua força sem penosos aparatos ou exercícios mecânicos.

Com simples técnicas Yogoda, qualquer um pode, consciente e instantaneamente, recarregar sua força vital (centralizada no bulbo raquidiano), retirando-a do ilimitado suprimento de energia cósmica.

100 anos primeira escola How-To-Live
Os jovens de Ranchi responderam positivamente ao treinamento Yogoda, desenvolvendo extraordinária habilidade para transferir a força vital de uma parte do corpo a outra e para sentar-se em pose perfeita nos mais difíceis asanas (posturas). Realizavam proezas de força e resistência que muitos adultos vigorosos não conseguiam igualar.”

A escola cresceu até se tornar uma instituição bem conhecida em Bihar e em Bengala. Hoje, é sustentada, sobretudo, por donativos de pessoas que se regozijam em perpetuar a sabedoria dos rishis. Além da instituição de ensino, também possui um departamento médico que fornece gratuitamente remédios e serviços médicos aos pobres da localidade. Outras escolas How-To-Live existem atualmente na Índia.

Texto de Carolina Conti, que é jornalista, editora e coordenadora da área de Comunicação na Livraria Omnisciência e autora do blog Altar Particular.