A velhice é um estado mental

A maioria das pessoas é uma antiguidade psicológica. Nunca mudam: ano após ano continuam iguais. Todas as pessoas têm idiossincrasias autolimitadoras que não foram colocadas em sua natureza por Deus, mas sim criadas por elas mesmas. É isso que você precisa mudar – lembrando que os hábitos peculiares à sua natureza nada mais são do que manifestações de seus próprios pensamentos.

Se você sente que seu caráter não é aquilo que acha que deveria ser, lembre que ele não foi moldado por ninguém além de você. Certamente existem influências externas, mas a aceitação interna é o fator determinante. Se todos afirmam que Joãozinho é um mau garoto e ele aceita a condenação, talvez não se esforce para ser bom; ele adota esse pensamento negativo. Mas se ele se recusasse a aceitar isso, poderia ser diferente.

Nunca desista da esperança de melhorar. Uma pessoa só fica velha quando se recusa a fazer um esforço para mudar. Este estado estagnado é a única velhice que eu reconheço. “Quando alguém repete muitas vezes: não posso mudar, sou assim”, só me resta dizer: “Muito bem, então fique assim, já que foi o que decidiu”.

 

Trecho do livro Jornada para a Autorrealização (página 20), de Paramahansa Yogananda


Jornada para a Autorrealização
 está à venda em nossa lojinha ou no site da Livraria Omnisciência.