Cooperação mútua visa o bem de todos

É maravilhoso ser bom e humilde. A presunção repele; a humildade atrai. Quando age com humildade, a pessoa toca uma corda belíssima no coração do próximo. A pessoa humilde tem mais facilidade para influenciar espiritualmente as outras. Alguém assim tem a satisfação de fazer o melhor possível na Terra. Como disse o rei Rama, um avatar: “Sou Rama, cujo trono é o coração de todos”. O verdadeiro rei é aquele que reina nos corações dos sinceros. Quem tem Deus no coração não consegue ser presunçoso. Quanto mais humilde você for, mais forte será no Espírito.

À medida que a Self-Realization Fellowship cresce, espero que todos vocês digam de coração: “Onde é que está o puro amor?” O poder do amor é o maior de todos os poderes. Nenhum poder de uma autoridade é maior que este – o amor pode vencer tudo. Há tanto amor e compreensão aqui! Irmã Gyanamata e São Lynn são certamente compreensivos, como nunca vi. Sem que eu peça, quando chegam visitas a Irmã sai silenciosamente de seu quarto para lhes dar lugar; ela vai dormir na lavanderia. Se todos tivermos amor divino no coração, um dia chegaremos ao lugar onde desaparecem todos os véus da incompreensão – onde almas e pensamentos são transparentes como cristal.

Viemos à Terra para amarmos uns aos outros com o amor perfeito de Deus, sem desejos egoístas. De vez em quando todos nós temos este sentimento, mas então ele nos é roubado por Satã, que é desarmonia e desentendimento. Deus é Amor e o Amor é Deus. Se alguém disser coisas desagradáveis a seu respeito, não leve muito a sério. Apenas retribua com amor. Olhe as pessoas que não o compreendem com um olhar de amor, do amor nascido de uma total compreensão – e verá como a pessoa vai mudar.

Trecho do livro Jornada Para a Autorrealização (página 389), de Paramahansa Yogananda

 

 

Jornada Para a Autorrealização está à venda em nossa lojinha ou no site da Livraria Omnisciência.