Desperte do sonho cósmico

Você conseguirá entender a vida como um filme cósmico de Deus se analisar os filmes oníricos que você mesmo cria todas as noites quando dorme. Às vezes você tem pesadelos; outras, tem sonhos maravilhosos. E como parecem reais! Não só para você mas também para os seres que estão no sonho. Porém, quando você acorda, sabe que não eram reais e então pode rir da irrealidade. É claro que todos preferem lindos sonhos em vez de pesadelos. Lembro isso a Deus: “Já que temos de participar dos Teus sonhos, Senhor, gostaríamos de sonhos bonitos de saúde e sorrisos em vez de pesadelos de doenças e sofrimentos mentais’. Mas o grande problema é: enquanto você gostar dos sonhos lindos e temer os pesadelos, dando assim realidade aos sonhos, sempre sofrerá na hora dos pesadelos. Por isso os mestres dizem: “Desperte, tanto dos sonhos lindos quanto dos pesadelos!”

Se você for apegado à felicidade humana terá muitos problemas, pois os pesadelos são inevitáveis juntamente com os sonhos bonitos. Mas terá paz se considerar um sonho como tal, seja agradável ou terrível. Quando perceber que a vida é um sonho, você estará livre.

Esta é a filosofia ensinada pelos grandes mestres da Índia: que este mundo, esta criação, é um sonho de Deus. Do mesmo modo como quando você está semidesperto e consegue ver um sonho e saber que está sonhando, embora separado do sonho, é assim que Deus sente o universo. Por um lado, Ele está acordado na Bem-aventurança sempre-nova; por outro, está sonhando o universo. É assim que você deve ver o mundo. Então saberá por que Ele o criou e não atribuirá essas condições oníricas à sua alma. Ao ter um pesadelo, você sabe que ele nada mais é do que um sonho ruim. Se você conseguir viver no mundo com essa consciência, não sofrerá. Isto é o que a Kriya Yoga lhe dará. É o que as Lições da Self-Realization Fellowship farão por você se as praticar fielmente.

 

Trecho do livro Jornada para a Autorrealização (página 33), de Paramahansa Yogananda


Jornada para a Autorrealização
 está à venda em nossa lojinha ou no site da Livraria Omnisciência.