In Memoriam: Sri Mrinalini Mata

Sri Mrinalini Mata
In Memoriam

(8 de maio de 1931 – 3 de agosto de 2017)

Mensagem Especial do Conselho de Diretores da Self-Realization Fellowship
4 de agosto de 2017

Meus queridos,

No dia 3 de agosto de 2017, nossa amada Sri Mrinalini Mataji, presidente e sanghamata da Self-Realization Fellowship/Yogoda Satsanga Society of India desde 2011, deixou em paz este mundo. Sentiremos profundamente sua falta. Entretanto, não queremos que a tristeza polua a bem-aventurança e a liberdade que ela agora experimenta nos domínios celestiais, onde Guruji a recebeu com alegria ilimitada e derrama sobre ela seu divino amor e bênçãos pela fidelidade com que ela correspondeu à sua confiança. Ela foi um canal puro dos ensinamentos dele e da orientação que ele desejava transmitir. O Guru a escolheu pelo seu elevado adiantamento espiritual em vidas passadas como discípula e por saber que ela possuía a sabedoria e a humildade para pôr de lado a si mesma e buscar apenas agradar a Deus e ao Guru.

Quando grandes almas como nosso Gurudeva, Paramahansa Yogananda, encarnam-se na Terra para desempenhar uma missão mundial, Deus frequentemente traz para elas discípulos próximos do passado a fim de ajudá-las no trabalho. Mrinalini Mata foi, certamente, um desses discípulos. Desde o primeiro encontro entre os dois, quando Mrinalini Mata tinha apenas 14 anos, Guruji reconheceu que ela desempenharia um papel essencial na difusão da sagrada ciência de Kriya Yoga que Deus e os Grandes Mestres o incumbiram de fazer.

Nessa jovem calada e tímida Yoganandaji viu a pureza e a profunda compreensão que possibilitariam a ela penetrar no âmago das verdades divinamente reveladas que ele ensinava e apresentá-las no papel com o poder e a autenticidade de sua sabedoria. Ele também percebeu que ela possuía a capacidade de ser totalmente leal a seus ideais e orientações – uma discípula a quem ele podia confiar o polimento de suas inestimáveis gemas de inspiração, sabendo que ela nunca se desviaria do sentido original, mas capturaria a verdadeira essência delas. Com grande esmero, ela a treinou pessoalmente para substituir Tara Mata na tarefa monumental de preparar seus escritos para publicação, e a essa tarefa ela dedicou o coração, a mente e a alma. Todos nós que praticamos os ensinamentos de Gurudeva e as gerações de devotos que ainda estão por vir temos para com ela uma dívida eterna de gratidão pela pureza de sua sintonia com ele e pelas décadas de esforço abnegado nas quais ela nos concedeu tal riqueza da divina sabedoria do Guru.

Com a compreensão sempre plantada na vasta consciência de Gurudeva, Mrinalini Mataji desempenhou múltiplos papéis durante seus muitos anos nos ashrams. Além da responsabilidade que carregou durante toda sua vida por revisar os escritos de Guruji, ela ocupou o cargo de vice-presidente por muitos anos, trabalhando em parceria com Sri Daya Mata para ajudar o crescimento da obra de Gurudeva no Ocidente e na Índia. Ela também tinha no coração um lugar especial para a pátria de Guruji e regozijava-se ao ver o trabalho dele florescendo lá. Quando se tornou presidente da SRF/YSS, após o falecimento de Daya Mata, ela guiou a organização no mesmo espírito que Daya Mataji expressava quando dizia: “Não o que eu quero, mas o que o Mestre iria querer”. O exemplo delas comprovou a verdade imutável de que Guruji está no comando desta obra sagrada, e sempre estará.

A vida daqueles que nos inspiraram e ajudaram a crescer espiritualmente deixa na alma uma impressão permanente. Por meio de sua inabalável devoção a Deus e ao Guru, o trabalho que fez nos escritos de Guruji e seu profundo carinho pela família espiritual dele, nossa querida Mrinalini Mata estará sempre assentada no santuário de nossos corações. Ao nos unirmos para lhe enviar nosso amor, gratidão e orações, podemos estar certos de que ela recebe esses ensinamentos e que voltaremos a nos rever na luz e na alegria de Deus. Seja o nosso permanente tributo a ela nosso próprio esforço para pôr em prática, com fervor e persistência, as verdades contidas nos escritos de Gurudeva, até que elas se tornem um poder vivo e transformador em nossa vida. Esse presente, colocado aos pés de Guruji, é a expressão da gratidão que mais tocará sua alma.

Em divina amizade,

Brother Achalananda
Vice-Presidente
Em nome do Conselho de Diretores da SRF e YSS