Kriya Yoga

Sabedoria, criatividade, segurança, felicidade, amor incondicional… será realmente possível encontrar algo que dê felicidade verdadeira e duradoura?

Experimentar a divindade na alma, reivindicar a bem-aventurança divina como nossa própria bem-aventurança – eis o que os ensinamentos de Kriya Yoga de Paramahansa Yogananda oferecem a cada um de nós.

A sagrada ciência da Kriya Yoga consiste em técnicas avançadas de meditação, cuja prática regular conduz à união com Deus e à libertação de todo tipo de escravidão da alma. É a técnica régia ou suprema de yoga, a união divina. (Ler “O que é realmente a Yoga?“).

História da Kriya Yoga
Os sábios iluminados da Índia descobriram a ciência espiritual da Kriya Yoga num passado remoto e ela ficou esquecida por muito tempo. O Senhor Krishna a elogia no Bhagavad Gita e o sábio Patânjali a menciona nos Yoga Sutras. Paramahansa Yogananda disse que Jesus Cristo e alguns de seus discípulos, como São João, São Paulo e outros, também conheciam este antigo método de meditação.

A Kriya Yoga esteve perdida nas Idades das Trevas e foi reintroduzida nos tempos modernos por Mahavatar Babaji. Lahiri Mahasaya, um de seus discípulos, foi o primeiro da época atual a ensinar abertamente a Kriya Yoga. Mais tarde Babaji pediu a Swami Sri Yukteswar Giri (1855-1936), discípulo de Lahiri Mahasaya, que treinasse Paramahansa Yogananda e o enviasse ao Ocidente para transmitir ao mundo esta técnica reveladora da alma.

Paramahansa Yogananda foi escolhido por sua veneranda linhagem de Gurus para trazer ao Ocidente a antiga ciência da Kriya Yoga e foi com este propósito que ele fundou a Self-Realization Fellowship em 1920.

Antes acessível apenas aos poucos fiéis que renunciavam ao mundo e levavam vida reclusa como ascetas, os grandes mestres da Índia colocaram atualmente a antiga ciência da Kriya Yoga ao alcance dos buscadores sinceros de todo o mundo através de Paramahansa Yogananda e da organização espiritual que ele fundou (SRF-YSS).

Yogananda escreveu: “Abençoando-me antes de eu partir para os Estados Unidos em 1920, Mahavatar Babaji me disse que eu havia sido escolhido para esta sagrada missão: ‘Foi você quem eu escolhi para difundir a mensagem da Kriya Yoga no Ocidente. Há muito tempo encontrei seu guru Yukteswar num Kumbha Mela e lhe disse então que o enviaria para treinamento. Kriya Yoga, a técnica científica de realização divina, terminará por difundir-se em todas as terras e ajudará a harmonizar as nações por meio da percepção pessoal e transcendente que o ser humano terá do Pai Infinito”.

Técnicas de meditação do caminho da Kriya Yoga
Paramahansa Yogananda dá uma descrição da Kriya Yoga na Autobiografia de um Iogue. A técnica exata é dada aos estudantes das Lições da Self-Realization Fellowship após período preliminar de estudo e prática das três técnicas preparatórias que Paramahansa Yogananda ensinou.

A Kriya é uma avançada técnica Raja Yoga de pranayama (controle da energia vital) que reforça e revitaliza as correntes sutis de energia vital (prana) na espinha dorsal e no cérebro. Os antigos videntes da Índia (rishis) perceberam que o cérebro e a coluna vertebral constituem a árvore da vida. Pelos sutis centros cerebrospinais de vida e consciência (chakras) flui a energia que dá vida a todos os nervos, órgãos e tecidos do corpo. Os iogues descobriram que, movimentando continuamente para cima e para baixo a corrente vital (prana) ao longo da coluna vertebral com a técnica especial de Kriya Yoga, podemos acelerar enormemente nossa evolução espiritual.

A prática correta da Kriya Yoga faz com que a atividade normal do coração, dos pulmões e do sistema nervoso desacelere de modo natural, o que origina profunda tranquilidade interior de corpo e mente e liberta a atenção da turbulência normal de pensamentos, emoções e percepções sensoriais. Na clareza da serenidade interior, sentimos uma paz cada vez mais profunda e nos harmonizamos com nossa alma e com Deus.

Como aprender Kriya Yoga
O primeiro passo é pedir as Lições da Self-Realization Fellowship. No primeiro ano de estudo em casa, os estudantes aprendem três técnicas básicas de meditação (descritas acima) e os princípios da vida equilibrada, dados por Paramahansaji.

Esta introdução gradual tem um propósito. Assim como o alpinista que pretende escalar o Himalaia tem de se aclimatar e se preparar fisicamente antes de subir ao cume, o buscador também precisa de um período inicial para aclimatar seus hábitos e pensamentos, preparar a mente com devoção e concentração e se exercitar na prática de direcionar a energia vital do corpo. Então o iogue está capacitado a ascender pela autopista da realização através da coluna vertebral. Depois de um ano de prática e preparação, o estudante cumpre os requisitos necessários para pedir iniciação na técnica de Kriya Yoga e estabelecer formalmente a consagrada relação guru-discípulo com Paramahansa Yogananda e sua linhagem de mestres iluminados.

Se você ainda não se inscreveu para receber as Lições da Self-Realization Fellowship, aqui encontra algumas instruções básicas para meditar, que pode começar a praticar logo e começar assim a sentir os benefícios da meditação.

A relação guru-discípulo
Kriya Yoga é a diksha (iniciação) ou batismo espiritual da Self-Realization Fellowship. Ao receber a iniciação em Kriya, o estudante entra na sagrada relação guru-discípulo, aceitando Paramahansa Yogananda como seu guru (guia espiritual).

Texto de autoria e propriedade da Self-Realization Fellowship