Lealdade ao guru e seus ensinamentos

Paramahansaji falou várias vezes sobre este assunto. Ele disse: “Muitas pessoas temem se tornar mentalmente estreitas antes mesmo de terem aprendido a ser equilibradas. Os buscadores superficiais, no afã de ostentar mente aberta, absorvem indiscriminadamente ideias diferentes sem antes destilar, através de sua própria percepção, a essência da verdade nelas contida. O resultado de semelhante atitude é uma consciência espiritualmente fraca, diluída. Mesmo estimando e respeitando todos os verdadeiros caminhos religiosos e todos os verdadeiros instrutores espirituais, notem que sou totalmente fiel a meu caminho e a meus mestres.”

“Todas as religiões verdadeiras levam a Deus”, disse ele. “Procure até encontrar o ensinamento espiritual que atraia e satisfaça plenamente seu coração. E, ao encontrá-lo, não permita que nada afete sua lealdade. Dedique a esse caminho toda a sua atenção. Focalize sua consciência totalmente nele e você alcançará os resultados que procura.”

Referindo-se à lealdade, nosso Gurudeva Paramahansaji fazia às vezes a seguinte comparação: “Suponhamos que alguém esteja doente e consulte um médico, que lhe receita um determinado remédio para curá-lo. Ao obter o remédio, o indivíduo o leva para casa e o usa de acordo com as instruções médicas. Mas, ao receber a visita de amigos que tomam conhecimento de seu estado, pode ser que cada um exclame: ‘Ah, eu sei tudo a respeito dessa doença! Você deve tentar isso e aquilo.’ Se dez pessoas lhe oferecessem dez remédios diferentes e se o indivíduo tentasse tomá-los todos, suas possibilidades de cura seriam muito duvidosas. O mesmo princípio se aplica à importância da lealdade às instruções do guru. Não misture remédios espirituais.”

Lealdade divina significa reunir a atenção, a afeição e o esforço dispersos, concentrando-os unicamente na meta espiritual. O discípulo leal avança rapidamente no caminho que leva a Deus. Paramahansaji expressou o papel do guru da seguinte forma: “Eu posso ajudá-lo ainda mais, se você evitar dispersar suas forças. A sintonia com o guru é alcançada por meio da lealdade total a ele, a seus representantes e à sua obra; por meio da obediência voluntária a seus conselhos (verbais ou escritos); visualizando-o no olho espiritual; e também pela devoção incondicional. (…) Nas almas dos que estão em sintonia com ele, o guru pode construir um templo de Deus.” É somente por meio da lealdade que somos capazes de canalizar nossos esforços, concentrando-os efetivamente na busca de Deus. A consciência do discípulo leal é magnetizada pelo amor divino e é irresistivelmente atraída para Deus.

 

Trecho do livro O Relacionamento Guru-Discípulo, de Mrinalini Mata (pág. 14)

 

 

O Relacionamento Guru-Discípulo está à venda pelo site da Livraria Omnisciência.