Noite e dia, noite e dia, Te procuro noite e dia


Juntamente com os períodos de meditação, pense em Deus dia e noite. “A porta do meu coração tenho aberta para Ti. (…) Noite e dia, noite e dia, Te procuro noite e dia.” Precisamos elevar a consciência para que até os deveres mais mundanos sejam cumpridos com o pensamento em Deus. Existem dois tipos de dever: o que você cumpre para si mesmo (o qual o mantém preso) e o que você cumpre para Deus. O dever cumprido como oferenda para Deus traz os mesmos benefícios espirituais que a meditação. Deus ama a devoção que faz com que tanto a ação quanto o silêncio sejam uma oferta a Ele. Mas você não consegue encontrá-Lo só com boas obras: é preciso entregar o seu amor mais profundo. Ele quer que você entregue o coração, a mente e a alma. Quer ter certeza que você O ama. É preciso buscá-Lo tanto na atividade quanto na meditação. Quando você caminha com Deus dentro de si e também carrega no ombro um fardo pesado de deveres terrenos, Ele o ama ainda mais. Então pense Nele antes, durante e depois de fazer qualquer coisa. O Gita diz: “Aquele que sempre Me observa, Eu o observo. Ele nunca Me perde de vista, nem Eu jamais o perco de vista”.

É preciso praticar a meditação todos os dias. Comece agora! Não olhe para o futuro. Comece a pensar em Deus neste instante. Com este pensamento você é um rei. Para que ser prisioneiro do mau humor e de hábitos mortais? Não é verdade que, ao fazer introspecção, você consegue ver que fez coisas que não queria ter feito? Cumprir as resoluções tomadas é uma luta constante. É bom resolver fazer uma coisa e prosseguir nela. Você precisa desenvolver uma vontade forte, calma, silenciosa. Jamais desista de uma boa decisão que tiver tomado.

Cultive a vontade de pensar em Deus durante as atividades. É extremamente importante que isso se torne parte de sua vida diária. Não siga este curso apenas por alguns dias, esquecendo-o depois. Siga-o da melhor maneira possível todos os dias. E se voltar aos velhos hábitos, continue tentando. Ficará espiritualmente forte e saudável no devido tempo.

 

Trecho do livro Jornada para a Autorrealização (página 408), de Paramahansa Yogananda


Jornada para a Autorrealização
 está à venda em nossa lojinha ou no site da Livraria Omnisciência.