O Ser humano é feito à imagem de Deus

Você é uma imagem de Deus, e deveria comportar-se como um deus. Mas o que acontece? Na primeira hora da manhã, você já perde a esportiva e reclama: “Meu café está frio!” Que importância tem isso? Por que se incomodar com coisas tão pequenas? Tenha aquele equilíbrio mental que lhe permite ser totalmente calmo, livre de toda raiva. É isso que você quer. Não deixe que nada nem ninguém o “tire do sério”. Não permita que nada roube a sua paz. E não culpe os demais por sua infelicidade; culpe a si mesmo. Se você é maltratado pelos outros, busque o erro em você mesmo e verá que é muito mais fácil dar-se bem com todos. Jesus via seus inimigos como crianças pequenas. Se uma criança o golpeia, você não lhe tem ódio por isso. Você a perdoa, pois tem consciência de que ela não sabia o que fazia. Quando as pessoas o perseguirem, não profane a imagem de Deus dentro de você buscando vingar-se. Se realmente quer perceber a imagem divina interior, lembre-se agora de que é um deus e comporte-se como tal.

A maioria das pessoas é vítima das alterações de humor, que, se não forem controladas, assumirão o controle. Uma pessoa sem autocontrole não está em seu juízo “normal”, e nem sabe disso! Quem consegue controlar suas variações de humor torna-se um indivíduo mais equilibrado. Um fenômeno estranho é que ninguém pode ser tentado a fazer voluntariamente algo que sinta ir de encontro a seus mais altos interesses; entretanto, por vontade própria, a mesma pessoa deixa-se dominar por diferentes estados de ânimo, caprichos e hábitos, fazendo muitas coisas realmente contrárias ao seu bem-estar.

Pense sempre naquilo que está prestes a fazer e como isso irá afetá-lo. Agir impulsivamente não é liberdade, pois você ficará preso aos efeitos desagradáveis dos atos errados. Mas fazer as coisas que seu discernimento diz serem corretas é totalmente libertador. Este tipo de ação orientada pela sabedoria torna a existência divina. Desta maneira você encontra e reflete a imagem de Deus que tem dentro de si. Quando decide fazer (ou não fazer) alguma coisa e leva esta decisão até o fim – apesar das más influências dos hábitos ou das variações de humor – você é realmente livre.

Os ensinamentos dos grandes mestres da Índia não servem apenas para o domingo e para serem esquecidos durante o resto da semana: são algo a ser praticado diariamente. A mera crença não basta: a autodisciplina e o controle dos estados de ânimo também são essenciais. O treinamento dado pelos mestres da Índia serve para mostrar ao discípulo como ele pode ser incondicionalmente feliz, intocado pelo sofrimento e pela mudança. Por esse treinamento e pela compreensão que adquiri, agradeço profundamente aos mestres.

Trecho do livro O Romance com Deus (pág. 418)

 

O Romance com Deus está à venda pelo site da Livraria Omnisciência.