Serviço de Leitura de Sábado

Self-Realization Fellowship

CENTRO DO RIO DE JANEIRO

 

 

LEITURAS PARA SERVIÇOS
ENSINAMENTOS DE PARAMAHANSA YOGANANDA

 

 

RECURSOS INTERNOS DE SAÚDE E ENERGIA
INNER RESOURCES OF HEALTH AND ENERGY

 

 

 

Volume III/46
Rio de Janeiro, 21 de novembro de 2020

 

 

AFIRMAÇÃO

Em minha vida, sempre contemplarei a imagem de Deus perfeita, saudável, onisciente e totalmente venturosa.

(Meditações Metafísicas)

 

PASSAGEM DA BÍBLIA – EVANGELHO DE SÃO MATEUS

Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso de sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?

 (6:27-30)

 

Comentário da Bíblia por Paramahansa Yogananda

Nenhum esforço ou dedicação humana pode tornar uma pessoa muito mais alta do que é. Da mesma forma, sem a ajuda de Deus, nenhum cuidado humano, por maior que seja, será suficiente para que o homem sobreviva. Deus é quem fez a vida, quem criou a luz do sol, os cereais, a água e o ar, e Ele é quem mantém a vida humana. Como o homem trabalha para adquirir as coisas criadas por Deus, logo esquece a intervenção direta da mão divina em todos os assuntos humanos. O ser humano não pode fazer cereais, fornecer o poder de digerir o alimento, nem criar a vida inteligente que faz com que as substâncias dos alimentos sejam absorvidas pelos tecidos do corpo.

Observe como o Criador reveste os lírios com etérea beleza e fragrância, embora as flores não façam esforço consciente para fiar suas vestes de pétalas. O rei Salomão, com todas as suas roupas reais, gloriosamente artificiais, não conseguiu se adornar como os ingênuos lírios vestidos por Deus.

No entanto, muitas pessoas de bem pensam primeiro em café da manhã, almoço e jantar, ou no que querem comer, e no dinheiro que precisam ganhar para se alimentar e se vestir corretamente. A preocupação constante com as dádivas de Deus, com exclusão total dos pensamentos sobre seu Autor, é uma atitude totalmente errada.

 

PASSAGEM DO BHAGAVAD-GITA

O Espírito Supremo existente no corpo é o Observador desprendido. É Aquele que consente, o Sustentador, o Experimentador, o Grande Senhor, e o Eu mais elevado.

 (XIII:23)

 

Comentário do Gita por Paramahansa Yogananda

Num sonho, o homem pode criar um novo corpo para si mesmo; pode sustentá-lo com sua individualidade e permitir que trabalhe, crie e tenha sensações e pensamentos humanos. Como dono e senhor de seus pensamentos, testemunha todas as operações do novo corpo onírico.

Da mesma forma, Deus ou Para-Purusha, o Supremo Sonhador Divino, emprega Sua consciência onírica para criar e sustentar Prakriti, Seu cósmico corpo da Natureza. Transcendentalmente, vive as atividades como o grande Kutastha, Senhor da Criação, e como o Espírito Infinito que está além da criação.

Igualmente, e em escala bem menor, Deus, além da criação, e na própria criação como a alma do homem, empresta Sua superconsciência, permitindo que as atividades do corpo humano sejam executadas. Como Senhor todo poderoso dos sentidos e como Eu Divino presente no corpo humano, Ele mantém e observa transcendentalmente todas as experiências oníricas do homem.

 

* * *

 

COMO UM SANTO CUIDA DO CORPO

(Narração de Paramahansa Yogananda)

Meu Mestre, Sri Yukteswar, não era solicitamente apegado a seu corpo, mas tinha cuidado com ele. O Divino, ressaltava, manifesta-se adequadamente através de mente e corpo saudáveis. Sri Yukteswar desaprovava qualquer extremismo. A um discípulo que queria fazer um longo jejum, meu guru disse, rindo: “por que não dá um osso ao cãozinho?”

A saúde de Sri Yukteswar era excelente; nunca o vi doente. Para demonstrar respeito por um costume do mundo, permitia que seus estudantes consultassem médicos, se o desejassem. Dizia: “os médicos devem continuar com sua missão de cura, por meio das leis de Deus aplicadas à matéria.” No entanto, louvava a superioridade da terapia mental, repetindo com frequência: “A sabedoria é o maior depurativo.”

Dizia aos chelas: “o corpo é um amigo traiçoeiro. Deem-lhe o devido; nada mais. Dor e prazer são transitórios; suportem todas as dualidades com calma, tentando, ao mesmo tempo, colocar-se além do alcance do poder de maya. A imaginação é a porta pela qual a enfermidade e a cura entram. Não acredite na realidade da doença nem mesmo quando estiver doente: um visitante ignorado baterá em retirada!”

O Mestre tinha muitos médicos entre seus discípulos. Dizia-lhes: “os que estudaram fisiologia deveriam ir além e investigar a ciência da alma. Há uma sutil estrutura espiritual oculta por trás do mecanismo físico”

(Autobiografia de um Iogue)

 

* * *

 

TEU LAR PARA MIM

Tu construíste um Lar para mim:
de células vivas; um verdadeiro lar.
Este meu lar é também o Teu lar.
Tua vida é que fez este lar;
Tua força é que fez este lar;
é um lar perfeito, pois Teu lar é perfeito.

(Afirmações Científicas de Cura)

 

* * *

 

RECURSOS INTERNOS DE SAÚDE E ENERGIA

Paramahansa Yogananda

Hoje em dia, vive-se de modo mais científico do que antigamente e, por isso, a raça humana ficou mais forte. Embora a natureza nos dê uma sabedoria intuitiva no que se refere à saúde, ela não perdoa quando prejudicamos a saúde por ignorar as leis científicas da vida. Ser saudável depende, principalmente, de exercício regular, alimentação correta, preservação da força sexual, recarregamento do corpo com energia cósmica, meditação e serviço ao próximo. É claro que, em última análise, a verdadeira fonte da saúde é Deus.

O Espírito fez do “pó da terra”1 o corpo do ser humano, isto é, dos mesmos elementos que a compõem, não é verdade? Você deve lembrar, portanto, de seguir as leis materiais divinas, que governam a saúde e o corpo físico.

Mas não exagere a importância do corpo, nem se preocupe demais com dietas, porque o poder da mente é mais essencial. Existem os fanáticos por comida, cujo único interesse gira em torno de “calorias” e “vitaminas” – só falam de alface e nozes, alface e nozes, até você começar a imaginar como conseguem ser tão cegos para outros aspectos da vida, que são mais interessantes.

Por favor, não entenda mal. Não estou subestimando o valor de uma dieta adequada. Simplesmente enfatizo que é melhor não ser um fanático. Não se deve menosprezar as combinações adequadas, nem a qualidade da comida. Frutas, verduras e nozes devem ser incluídas na dieta regular.

Em geral, a palavra “comida” é usada em relação à nutrição material, mas existem outros tipos de alimento, como a energia mental (ou concentração) e a sabedoria divina. Cada uma das muitas células do corpo humano é uma pequena boca que recebe alimento de várias fontes.

Todo alimento ingerido produz determinado efeito químico no corpo e no cérebro, bem como sensações no paladar. Assim, um alimento específico determina uma mentalidade específica. Sabemos que o alimento material fornece energia ao corpo; devemos também lembrar que bons pensamentos nutrem tanto o corpo quanto a mente, e que maus pensamentos envenenam a saúde física e mental.

O oxigênio e a luz solar devem ocupar um lugar muito importante em nossa vida, em virtude das qualidades geradoras de energia que possuem. Assim como a eletricidade pode passar por uma haste condutora e eletrificá-la, a bateria do corpo também fica totalmente carregada com a energia vital proveniente do oxigênio.

Por outro lado, quanto mais você depender da força de vontade e da energia cósmica para seu sustento, menos precisará da alimentação material; quanto mais depender do alimento material, mais fraca se tornará sua força de vontade, e menores serão seus recursos de energia cósmica.

Como manter o corpo em funcionamento

 Cunhei a frase “remendando a vida” para descrever a necessidade de consertar e remendar o corpo, para mantê-lo em funcionamento. Durante a maior parte do tempo, o corpo é um problema: falta uma “vela”, ou as “rodas” se desgastam; você têm dores de cabeça, resfriados, ou o estômago funciona mal; tem problemas com os dentes, e assim por diante. Problemas e mais problemas! Por isso, é tão necessário perceber que você não é o corpo, com todos os seus males e dores, e sim uma alma imortal.

Não levo a vida a sério nem um pouco. Digo: “Senhor, podes tirar minha alma deste corpo, quando quiseres. Enquanto me mantiveres aqui está bem; mas se queres que eu me livre do corpo, também está tudo bem.” Não é preciso morrer para obter a liberdade do corpo físico. Se você comungar com Deus, verá que já é um ser livre. Você não é o corpo. Você é o Espírito Eterno.

O método interno de rejuvenescimento

No corpo, não há efeito sem causa. Se você conhece a causa, pode remover o efeito. Boa saúde significa viver de modo pleno e prolongar a juventude até o último dia. Algumas pessoas já começam com um corpo saudável, enquanto outras nascem doentes. Isto se deve ao karma passado ou a atos realizados em vidas anteriores.

Você deve saber como rejuvenescer o corpo, não apenas por meio de uma dieta adequada, como também pela energia cósmica – basta desenvolver a força de vontade. É possível trazer energia para o corpo usando a força de vontade. Todos podem rejuvenescer a si mesmos. Quando o corpo fica recarregado pela Fonte Infinita, você aprende sorrir com a alma. Não é fácil sorrir, quando se tem dor de cabeça ou quando se está com uma ferida ou doença dolorosa.

O alimento proporciona rejuvenescimento parcial, quando sua energia é liberada no corpo; mas a questão vital é como canalizar a energia vital de Deus. Chega uma época na vida em que, independentemente do que você come, nada mais adianta. Por que não aprender um dos métodos diretos de energizar o corpo a partir da fonte cósmica, conforme ensinam os grandes mestres da Índia, que possuem a realização da inexaurível natureza divina do Eu superior? Você não conseguirá rejuvenescer apenas com a dieta. Sempre haverá dois métodos para rejuvenescer com sucesso: o externo e o interno. A Índia se especializou nos métodos internos de rejuvenescimento do corpo, da mente e da alma. Aprenda as técnicas científicas de rejuvenescimento interno dos grandes mestres da Índia.

O que a água destilada faz para uma bateria molhada, o alimento faz para a bateria do corpo humano. No entanto, a energia elétrica deve estar presente, para iniciar o processo pelo qual as células galvânicas da bateria produzem mais energia. O mesmo ocorre com o corpo; sua força vital deriva-se da energia cósmica, bem como da energia limitada que é extraída do alimento material. Na verdade, é a Força Vital cósmica, presente na bateria física, que fragmenta o alimento, convertendo-o em energia.

Contudo, chega uma época em que o auxílio externo – água, ar e alimento – não ajuda mais o corpo. A fonte interna de energia divina faz-se então nitidamente necessária. Por isso, Jesus disse: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.”2 A palavra de Deus é a vibração da energia cósmica.

Assim, lembre-se: por trás da onda-corpo está o vasto oceano divino de vida; por trás da mente está a grande inteligência de Deus e por trás da alma estão a sabedoria e bem-aventurança divinas. Ao entrar em sintonia com Deus na meditação profunda, você perceberá claramente que é um filho imortal Dele e que nada poderá jamais destruir você.

1 Gênesis 2:7
2 Mateus 4: 4

 

* * * * * *

Trechos da Bíblia: Versão de João Ferreira de Almeida
Trechos da Autobiografia de um Iogue: Tradução oficial                    Rio de Janeiro – Cópia 2004/05/08\11/14/17

 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
O material Self-Realization Fellowship Readings (Leituras para serviços da Self-Realization Fellowship) foi selecionado de publicações da SRF, com reserva de direitos autorais da Self-Realization Fellowship. Este material não pode ser traduzido para nenhum outro idioma, reproduzido sob qualquer forma ou distribuído, sem autorização da Self-Realization Fellowship, 3880 San Rafael Avenue, Los Angeles, Califórnia 90065, EUA.

Observação: esta é uma tradução não-oficial. Não foi revista nem aprovada pela Sede Central.