Serviço de Leitura de Sábado

Self-Realization Fellowship

CENTRO DO RIO DE JANEIRO

 

 

LEITURAS PARA SERVIÇOS
ENSINAMENTOS DE PARAMAHANSA YOGANANDA

 

 

SAÚDE PELA UNIÃO COM A VIDA CÓSMICA
HEALTH THROUGH UNION WITH COSMIC LIFE

 

 

Volume II/34
Rio de Janeiro, 21 de setembro de 2019

 

 

AFIRMAÇÃO

Pai Celestial, Tua vida cósmica e eu somos um. Tu és o oceano; eu sou a onda: somos um.

(Afirmações Científicas de Cura)

 

PASSAGEM DA BÍBLIA – SÃO MATEUS

Está escrito: não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.

(4-4)

 

Comentário da Bíblia por Paramahansa Yogananda

Para fazer funcionar uma bateria elétrica, é preciso uma carga de eletricidade. Da mesma maneira, para recarregar a bateria do corpo humano é necessária a sutil eletricidade dos bons pensamentos, da sabedoria e da Energia Cósmica. A arte de alimentar-se bem não é uma ilusão: a bateria secundária precisa de água filtrada (e não qualquer tipo de água), como também de bons alimentos, líquidos, sol e oxigênio puro, obtido pela respiração adequada. Tudo isso é crucial para a manutenção positiva do corpo.

O corpo físico é uma bateria dentro de duas outras – a mente e a alma. A bateria física é carregada, externamente, com boa comida, substâncias químicas, sol e oxigênio. Internamente, é carregada pela energia vital pura, mente pura e consciência pura da alma. A bateria mental se mantém carregada externamente pela energia vital e pelas substâncias químicas do corpo e, internamente, pela superconsciência da alma. Um corpo doente e alquebrado debilita a mente; contudo, nem sempre um corpo sadio reflete uma mente saudável. Se não for carregada com a superconsciência da alma, a bateria mental não consegue manter plena força e vitalidade: nem no corpo enfermo, nem no corpo sadio.

A bateria da alma é externamente carregada pela mente positiva, pela boa energia vital e pela boa energia química do corpo. Internamente, é carregada pela Consciência Cósmica.

 

PASSAGEM DO BHAGAVAD-GITA

Os santos – os que se alimentam da comida que sobra, depois de fazerem as devidas oferendas na cerimônia do fogo (Yajna) – estão livres de pecado; mas os pecadores – os que usam o alimento só para si – vivem em erro.

(III:13)

Comentário do Gita por Paramahansa Yogananda

A verdadeira cerimônia do fogo, que é interior, é a união da vida individual com a Vida maior, por meio da prática de Pranayama ou Kriya, técnica de controle vital. No sono, a vida física retorna ao fogo dos centros espinhais. É a realização inconsciente da cerimônia do fogo, pela qual a pessoa adormecida une a sua corrente vital às correntes superiores da coluna, indo assim, sem o saber, em direção à energia cósmica, que sustém toda vida.

Com a técnica de controle vital, o yogue retira do corpo, conscientemente, a corrente vital dos músculos e do coração, levando-a para a coluna. Ele impregna e alimenta todas as suas células com a luz imperecível, mantendo-as em estado magnetizado. A prática torna o corpo saudável e repleto de vida divina, à medida que o yogue percebe que o corpo também é uma sombra da Energia Infinita, podendo nela ser transmutado. É o método astral de alimentação das células do corpo, que substitui o método inferior de usar comida e oxigênio. Por meio dos métodos astrais, o corpo pode permanecer magnetizado ou com as funções suspensas, não apresentando nenhuma deterioração.

Certos yogues conseguem conservar o corpo indefinidamente. Meu Mestre Supremo, Babaji, tem um corpo jovem, preservado por muitos séculos por seu sistema de alimentação astral. Usar comida para substituir a matéria física que se decompõe no corpo requer mudanças constantes nas células físicas que, em última análise, desistem de seu limitado poder de absorver o alimento, se deterioram e morrem. Com o método astral, o yogue efetua a cerimônia do fogo astral, alimentando suas células com o fogo imortal, e se livra dos pecados das leis físicas de ação (karma) que governam todos os seres mortais. O yogue pode até demonstrar a imortalidade do corpo físico, transmutando todas as células em energia. Certos yogues, como Elias e Kabir, transformaram o corpo em corrente astral, dissolvendo-o na Luz Cósmica, sem passar pelos fenômenos comuns da morte.

 

* * *

 

A LIÇÃO DE LAHIRI MAHASAYA SOBRE AS LEIS MAIS ELEVADAS DE CONSCIÊNCIA
É Swami Sri Yukteswar quem narra:

Após grave enfermidade, durante minha convalescença visitei Lahiri Mahasaya em Benares.

– Senhor – disse-lhe – estive muito doente e emagreci muito.

– Vejo, Yukteswar, que você mesmo se fez doente e agora pensa que está magro.

A resposta estava longe do que eu esperava; meu guru, entretanto, acrescentou em tom de encorajamento:

– Estou certo de que amanhã você vai se sentir melhor.

Minha mente receptiva aceitou as palavras como sinal de que ele estava curando-me secretamente! Na manhã seguinte, procurei-o e exclamei, exultante:

– Senhor, sinto-me muito melhor hoje.

– Certamente! Hoje você deu vigor a você mesmo.

– Não, mestre! – protestei. – O auxílio me veio do senhor; é a primeira vez em muitas semanas que sinto alguma energia.

– Oh, sim! Sua enfermidade foi bem séria. Seu corpo ainda está fraco; quem poderá dizer como estará amanhã?

A idéia de uma possível volta à fraqueza trouxe-me um calafrio de medo. Na manhã seguinte, arrastei-me com dificuldade à casa de Lahiri Mahasaya:

– Senhor, estou doente outra vez.

O olhar de meu guru era irônico: – Então! Novamente você se pôs enfermo!

Minha paciência tinha se esgotado.

– Gurudeva – eu disse – percebi agora que, dia após dia, o senhor esteve me ridicularizando. Não compreendo por que me desacredita, quando digo a verdade.

– Na realidade, foram seus pensamentos que o fizeram sentir-se alternadamente fraco e forte. – Meu guru encarou-me com afeto. – Você viu como sua saúde acompanhou com exatidão suas expectativas subconscientes. O pensamento é uma força, como a eletricidade ou a gravidade. A mente humana é uma centelha da consciência onipotente de Deus. Posso mostrar-lhe que tudo quanto a sua mente poderosa acredita com muita intensidade se realizará instantâneamente.

Sabendo que Lahiri Mahasaya nunca falava levianamente, dirigi-me a ele com grande reverência e agradecimento.

– Mestre, se penso que estou bem e que reconquistei meu peso anterior, isso acontecerá?

– Assim é, e neste mesmo instante. – Meu guru falou com seriedade, seu olhar concentrado no meu.

Senti imediatamente um aumento, não só de força, como também de peso. Lahiri Mahasaya recolheu-se ao silêncio. Depois de algumas horas a seus pés, voltei à casa de minha mãe, onde eu ficava durante as visitas a Benares.

– Meu filho! Que aconteceu? Está inchando, com hidropsia? – Minha mãe mal podia acreditar em seus olhos. Meu corpo apresentava-se musculoso e robusto, como fora antes de minha enfermidade.

Pesei-me e descobri que engordara vinte e dois quilos em um dia; foi uma aquisição permanente. Amigos e conhecidos que tinham visto minha figura delgada ficaram maravilhados. Alguns modificaram seu modo de vida e tornaram-se discípulos de Lahiri Mahasaya, em conseqüência do milagre.

Meu guru, desperto em Deus, sabia que este mundo não é nada além do sonho objetivado do Criador. Tendo plena consciência de sua unidade com o Sonhador Divino, Lahiri Mahasaya podia materializar, desmaterializar ou efetuar qualquer mudança que desejasse nos átomos de sonho do mundo dos fenômenos.

A criação inteira é governada por leis. Os princípios que operam no universo exterior, passíveis de descobrimento pelos cientistas, denominam-se leis naturais. Existem, porém, leis mais sutis que regem os planos espirituais ocultos e o reino interno da consciência; estes princípios podem ser conhecidos por meio da ciência da ioga.

(Autobiografia de um Iogue)

* * *

 

O poder de cura do Espírito flui por todas as células de meu corpo. Sou feito da substância divina universal e única.

(Afirmações Científicas de Cura)

 

* * *

 

SAÚDE PELA UNIÃO COM A VIDA CÓSMICA
Paramahansa Yogananda

O que é saúde? Não é simplesmente existir, nem supervalorizar a vida física, nem ficar longe dos hospitais. Saúde é conseguir resistir à doença, suportar o stress e desfrutar de vitalidade mental, considerando o corpo como um artigo precioso; tendo a sensação que um passarinho tem quando voa pelos céus e sentindo o que uma criança normal sente o tempo todo.

A saúde depende de vários fatores: alimentação correta para não sobrecarregar o coração com excessos, eliminação adequada, exercício regular, controle da força sexual, recarregamento do corpo com energia cósmica, atitudes mentais positivas e comunhão com Deus na meditação. Os estudantes aplicados da Self-Realization Fellowship se sentem, todos os dias, na melhor das formas.

Prevenir a doença é mais importante do que tentar curá-la. O banho, por exemplo, é necessário: não só para limpar os poros e acalmar o sistema nervoso, como também para distribuir uniformemente a energia pelo corpo. Quando você toma banho, a mente relaxa e a energia circula no corpo todo, sendo distribuída por igual. É por isso que os yogues indianos sempre se banham antes da meditação. Use água quente só ocasionalmente; pois ela descontrola a força vital.

A energia é obtida a partir de sólidos, líquidos, ar, luz solar e diferentes raios. Os egípcios iniciaram a antiga cerimônia de adoração ao sol porque perceberam que, se ele desaparecesse, nada poderia existir. Concluíram que o sol é o melhor símbolo de Deus, sem o qual ninguém pode viver.

Obedeça às leis materiais do corpo, escolhendo com sensatez o que vai comer. Já que é preciso se alimentar, escolha o alimento certo.

Relação entre alimento e saúde

Alimentos crus são magnéticos, pois contêm todos os raios do sol. Devem ser equilibrados com alguma proteína como, por exemplo, o leite.

Se você não come carne, não deixe de ingerir os substitutos adequados, como nozes bem moídas. O hábito, quase universal, que o homem tem de comer depressa demais, faz com que mastigue pouco as nozes antes de engoli-las, o que dificulta a digestão. Portanto, é melhor moer as nozes antes de ingeri-las.

Se você for espiritualmente sensível, conseguirá sentir a vibração energética e mental do alimento. Adotando uma dieta adequada, você pode até absorver algumas substâncias químicas, mas não absorverá os raios magnéticos do alimento, se não tiver consciência do que está ingerindo. Existem muitas correntes no corpo, que absorvem as correntes do alimento ingerido. Por isso, concentre-se totalmente no que come.

Os antigos instrutores indianos nunca permitiam que cães, ou outros animais de estimação, comessem junto com eles, porque o cão come a maior parte de seu alimento gulosamente, o que enche de toxinas o que está sendo ingerido. Os sábios também tinham por norma não falar durante as refeições, fazendo-as em companhia de pessoas harmoniosas, pois a comida fica impregnada do magnetismo delas.

O alimento nada mais é do que corrente eletroprotônica, e dia virá em que as pessoas não falarão apenas das vitaminas existentes nos alimentos sólidos e líquidos: também farão perguntas sobre a cor da comida. Cada cor emite raios que afetam o corpo. Você pode ingerir alguns comprimidos de vitamina junto com a comida, para suprir o corpo com as substâncias químicas que talvez faltem em sua dieta se, por exemplo, os vegetais que comer vierem de um solo pobre, não forem suficientemente frescos ou estiverem mal cozidos.

Energia e força de vontade

Além de todas as correntes magnéticas no próprio alimento, pode-se recorrer à energia obtida com a tensão dos músculos pela força de vontade. Se permanecer num estado de completa passividade, sem usar a vontade, você descobrirá, em poucos meses, que seu corpo está paralisado. A força de vontade produz uma corrente magnética. Para ajudar a combater uma doença, deve-se contrair e relaxar, suavemente, a parte do corpo afetada.

Todas as manhãs, o homem comum sai às pressas da cama, agitando muito o organismo. Mas os cachorros e gatos praticam as técnicas de energização da SRF: alongam e recarregam o corpo com energia, antes de se levantar. Se você fizer isso, saberá que o melhor alimento entra pela porta da vontade.

“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.” 1 “Palavra” significa a corrente vibratória que entra no corpo pela “boca de Deus” – o bulbo raquidiano. Sempre que você aplica a força de vontade, está usando esse centro e controlando milhões de volts de corrente. Você conecta sua vontade a uma poderosa bateria, podendo direcionar a energia a qualquer parte do corpo que esteja enfraquecida.

Nunca esqueça que está vivendo pelo poder de Deus e que Ele transferiu esse poder à mente, para que ela possa produzir toda a energia necessária ao corpo. A mente e a vontade têm o poder de criar efeitos de raios do tipo infravermelho e ultravioleta, produzindo luz, calor e reações químicas no corpo. A mente é onipotente, mas não procure depender apenas dela no início. Você deve obedecer primeiro às leis da Natureza e às regras de uma boa dieta e da vida saudável.

É possível obter resultados parciais de vários métodos de curas físicas e mentais, mas sem utilizar a corrente vital que flui nos nervos não há cura.

Na Índia, os hindus enfatizam muito os métodos de cura mental, embora não rejeitem taxativamente as descobertas da ciência médica. Em geral, o médico só trabalha com as leis físicas de Deus, enquanto os que curam pela mente utilizam as leis mentais divinas. Os hindus ensinam que, em última análise, o poder da mente é maior do que qualquer método de cura física.

O elo entre a mente e o corpo é formado pela força vital. O movimento de energia ou força vital, que está em você, é o que cura e energiza o corpo. Métodos externos ou físicos só são usados para despertar a energia vital. Os ensinamentos da SRF mostram como se pode despertar a força vital, que cria cada parte e órgão do corpo. Quando você fizer contato com a força vital dinâmica pela vontade, uma corrente contínua fluirá por suas mãos e olhos, e você dirá: “Pensei que o corpo contivesse apenas uma vidinha frágil, facilmente eliminada por uma tempestade ou por um acidente. Agora percebo que, além de minha vida, está a indestrutível Vida Cósmica.”

A Self-Realization Fellowship ensina a fazer contato com a Vida Cósmica que há em nós. Você nunca se sentirá cansado, se conseguir sentir conscientemente, além das ondas de sua energia, o inexaurível oceano de Energia Cósmica. O melhor método de cura e de rejuvenescimento é usar a energia divina diretamente da fonte interior. Então você poderá dizer: “Logo abaixo da carne existe uma tremenda corrente de energia vital. Eu tinha esquecido isso, mas agora, com a pá da autorrealização, descobri novamente a força vital. Eu e meu Pai somos Um. Não sou a carne. Sou uma carga de eletricidade divina que permeia este corpo.”

1 Mateus 4:4

* * * * * *

Trechos da Bíblia: Versão de João Ferreira de Almeida
Trechos da Autobiografia de um Iogue: Tradução oficial                    Rio de Janeiro – Cópia 2004/05/08\11/14/17

 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
O material Self-Realization Fellowship Readings (Leituras para serviços da Self-Realization Fellowship) foi selecionado de publicações da SRF, com reserva de direitos autorais da Self-Realization Fellowship. Este material não pode ser traduzido para nenhum outro idioma, reproduzido sob qualquer forma ou distribuído, sem autorização da Self-Realization Fellowship, 3880 San Rafael Avenue, Los Angeles, Califórnia 90065, EUA.

Observação: esta é uma tradução não-oficial. Não foi revista nem aprovada pela Sede Central.